top of page
Buscar
Foto do escritorCamilla Bischoff

"Não vou mexer no que não é meu", mas por que não?

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Hoje vim falar sobre um tema super atual e que eu mesma tenho como experiência: morar de aluguel! Muitas pessoas tem o pensamento de "Não vou mexer no que não é meu", mas por que não?


Existem alguns tópicos importantes de se falar quando se mora de aluguel e hoje, atendendo a pedidos do meu Instagram, vou te contar como é possível decorar sua casa ou apartamento de aluguel gastando pouco e claro, deixando a sua cara!


Mas quando se fala sobre morar de aluguel, geralmente bate um receio de mexer em uma casa que não é propriamente sua, é um sentimento muito presente e isso é completamente normal. Por isso, separei uma série de dicas para te tranquilizar e te mostrar como é simples deixar seu cantinho com a sua cara, mesmo que for de aluguel. Acompanha comigo!


“O LAR É ONDE O AMOR ESTÁ” 💛

Eu amo essa frase porque ela diz tudo o que precisamos saber quando temos esse receio que falei anteriormente sobre morar de aluguel. Se é comprado, alugado, um puxadinho, um

apartamento, uma casa, uma kitnet, não importa!



O importante é fazer desse lugar o seu lar, com muito amor, personalidade e deixar tudo a sua cara, e que você esteja confortável nesse ambiente, pois você conviverá nele.


Eu sempre falo aqui no blog como é importante imprimirmos nossa personalidade em cada canto, e você acha que em um imóvel alugado seria diferente? É claro que não!

Então vem comigo saber essas dicas de como decorar seu cantinho alugado, uma vez que nem sempre podemos mexer em tudo, conforme contrato com o locador. Mas aqui vai umas sugestões para você deixar seu lar com a sua cara:



1. Se inspire em um estilo




Para decoração de aluguel, é possível se inspirar em alguns estilos de decoração para compor seu cantinho, mas conforme o seu gosto e o seu próprio estilo, você pode se identificar com uma decoração mais rústica;






Clássica:

Retrô:






Industrial:

Romântica:


Pop:

Vintage:


Ambas devem expressar sua personalidade e que sejam possível de reproduzir num apê ou casa de aluguel. E para ajudar nessa escolha, você pode optar pela próxima dica!



2. Tenha móveis funcionais e padrões



Os móveis soltos são coringa em uma decoração de aluguel, conhecidos também por móveis modulados. Eles são uma excelente opção pois podem ser levados para outra casa ou apartamento se depois de um tempo precisar mudar ou decidir comprar um imóvel próprio. Além disso, esse tipo de móvel também proporciona liberdade em compor sua decoração como quiser, sempre mudando de lugar quando desejar ou preferir uma outra disposição no espaço.

Se vai morar de aluguel, escolha móveis de tamanho padrão, pois te ajudarão a reutilizá-los em outro imóvel, por isso pense no tamanho desses móveis, nem muito grande, nem muito pequeno. Os maiores investimentos que vai fazer com certeza será em camas, sofás e racks. E os racks é interessante considerar uma opção que não seja apenas para colocar a TV, mas que tenham espaços de armazenamento, conforme a proposta do ambiente.


3. Invista em diferentes iluminações



As lâmpadas do ambiente fazem toda a diferença no ambiente, e no bolso! Algumas opções são super econômicas, e até fiz um post bem completo no meu Instagram sobre iluminação interna, que você pode conferir aqui.

As lâmpadas têm cores diferentes, de acordo com a temperatura da cor. Por isso que umas são brancas, outras nem tanto, e outras amarelas. A cor da iluminação influencia diretamente na sensação do ambiente:⠀



  • Luzes brancas são indicadas para consultórios, hospitais e ambientes de estudo, onde se faz necessário maior atenção. Temperatura acima de 5000K.



  • Luzes na cor neutra para a maioria dos espaços, trazendo aconchego e um nível moderado de atenção. Temperatura de 3000 à 5000K.


  • Luzes amarelas são mais aconchegantes e ideais para atividades de relaxamento. Trazem um clima mais sociável, íntimo e confortável. Ficam melhores em quartos e espaços para recepção. Temperatura de até 3000K.



Agora que você já sabe onde usar cada uma, comece a reparar na caixinha uma numeração entre 6500K à 2700K, que é a informação da temperatura da cor. E depois, é só definir onde e como quer utilizar.


Para apês e casas de aluguel, aposte em abajures e luminárias que tenham iluminação indireta, também promovem uma atmosfera de conforto e aconchego no ambiente, e de uma maneira bem simples.



Você também pode optar pela iluminação em trilhos, que auxilia na iluminação direcionada dos ambientes e não precisa investir em novos pontos de energia. Por ficarem aparentes, você pode inserir diversos spots e direcioná-los para a área que quer destacar.
É uma das características do Estilo Industrial.


4. Decore as paredes


As paredes são elementos chave no momento de decorar uma casa ou apartamento de aluguel, pois dão vida ao ambiente e podem ser preenchidas de diversas formas, conforme a proposta e objetivo do espaço. Sempre pense em como o ambiente será utilizado, antes de definir as cores e a decoração da parede.


Existem algumas opções para esse tipo de decoração, que você confere a seguir:


Pinturas

Como as paredes deverão ser pintadas ao entregar o imóvel de volta ao proprietário em algum momento, porque já não investir em pinturas e conviver com um ambiente cheio de cor e vida?



Essa opção pode ser reproduzida tipo DIY, o Do It Yourself, onde você mesmo pode pintar as paredes que desejar e sem gastar com um profissional. Basta arregaçar as mangas, procurar uma tinta bem diferente, com bastante cuidado, separar o material de pintura e tenho certeza que você vai se surpreender com o resultado!





Aposte em tintas que tenham um toque acetinado ou fosco, pois reduzem a percepção de imperfeições da parede. Já as com toque de seda, ou semi brilho e brilho, aparentam mais os defeitos. Então para um imóvel de aluguel, a primeira opção é ideal.

Dá uma espiada nesse post com um conteúdo que preparei sobre pinturas geométricas, horizontais, circulares e de cores complementares e análogas, para se inspirar e deixar seu cantinho a sua cara!





Evite papel de parede

O papel de parede é de fácil aplicação e torna a decoração bem requintada, porém não tem um custo muito barato dependendo da metragem da parede, sendo necessário, em alguns casos, mais de um rolo para aplicação. E por se tratar de um imóvel de aluguel, quando for entregue de volta ao proprietário, esse artigo deverá ser removido da decoração, e a parede lixada e pintada novamente.

Apesar de deixar o ambiente bem confortável visualmente e não fazer sujeira na instalação e desinstalação, é importante analisar em qual ambiente será colocado prezando a durabilidade do produto, pois em lugares úmidos e que batem muito sol, a vida útil do material diminui, podendo desbotar ou soltar da parede.



✔ Use ganchos autoadesivos

Os quadros fazem toda a diferença na decoração de ambientes, e também são uma ótima opção baratinha para dar vida a esses espaços. Podem ser quadros estampados, objetos pessoais, luminosos de neon, porta-retratos de família ou amigos, mas o importante mesmo é você personalizar seu cantinho do jeito que preferir, e colocar sua identidade nas paredes do seu lar.

Mas para não sair furando as paredes do imóvel de aluguel e ter que se preocupar em tapar esses furos depois, para pendurar esses objetos opte por ganchos com fitas adesivas que são vendidos em lojas de materiais de construção e são super fáceis de aplicar.



Prateleiras e nichos

As prateleiras e nichos são uma sugestão que também pode ser utilizada para decorar as paredes e em qualquer ambiente da casa!



São organizadores e deixam o espaço bem completo, e esse post tá cheio de inspirações baratas de prateleiras e nichos para você conferir . E para quem está montando um quartinho de bebê, as prateleiras e nichos também funcionam de uma forma muito bacana para complementar e organizar o ambiente, mesmo em apartamentos e casas de aluguel.



Adesivos

Eu já mostrei aqui no blog mais de 20 opções de aplicações de adesivos de parede decorativos, que são uma opção super prática de personalizar seu cantinho, gastando pouco e de fácil utilização. Muitos adesivos possuem opção lavável e são produzidos de materiais com uma película de PVC autoadesivo, que deixa a aplicação e instalação super fácil, e alguns fabricantes até enviam manual para aplicação.

Existem 3 tipos de adesivos de parede, o tradicional, o impermeável e removível. Ambos devem ser inseridos em determinadas paredes para a remoção ser mais fácil. Para um imóvel de aluguel, a opção mais fácil de ser removida posteriormente é a removível ou impermeável, ambas que podem sair da parede por completo sem muito trabalho, com ajuda de espátulas e água morna em alguns casos.

DICA BÔNUS: Sobre os tipos de parede, se for drywall ou gesso, a remoção do adesivo não deve ser feita com água, e para testar e saber qual tipo de parede é, dê leves batidinhas e se ouvir um som oco, será uma dessas opções. As demais paredes costumam ser de alvenaria estrutural.



5. Invista em texturas


Eu amo uma mescla de texturas! E se você acompanha o blog, já viu meu post em que explico tim tim por tim tim sobre cada uma delas, mas se está chegando agora, confere lá os diferentes tipos de texturas e como utilizá-las na sua decoração!


E para decorar gastando pouco, as texturas são uma ótima pedida.



As almofadas dão vida à salas e quartos e fazem toda a diferença em um ambiente neutro, pois podem fazer um contraste quando utilizadas com tecidos estampados e coloridos.




As capas de sofá são uma excelente opção para quem aluga imóvel mobiliado. Muitas vezes o mobiliário não está em bom estado ou locatários que possuem crianças, as capas protegem e disfarçam alguma deformidade do sofá.


As cortinas além de proporcionarem privacidade ao ambiente, ajudam a trazer aconchego e a esconder imperfeições que possam ter nas janelas e paredes da casa ou apê de aluguel. Controlam a intensidade da luz, vantagem importante como falei nos quartinhos de criança por exemplo, e trazem cor e personalidade ao espaço, muitas vezes neutro. E é um objeto coringa quando se quer alongar a parede e ter uma sensação de amplitude do ambiente, através de sua instalação bem próxima ao teto.


Os tapetes também servem para quem não gostou do piso do apartamento ou casa alugada, ou caso ele tenha algum detalhe que não está muito bacana. Esse artigo torna decoração um aconchego só!



6. Neutralidade versus cores


Em muitos imóveis de aluguel o proprietário não permite a mudança de tonalidade das paredes, e até mesmo em apartamento mobiliado de forma neutra, por exemplo, como que é possível mudar essa mesmice? Eu te conto:



COR É VIDA! E os objetos coloridos dão vida ao ambiente e ajudam a quebrar a neutralidade do espaço. Então aposte em qualquer um desses itens que citei acima para decorar sua casa ou apê neutro, podendo ser em pontos de cor como as texturas (almofadas, cortinas, roupas de cama), objetos de parede como quadros, fotos, adesivos, também as luminárias e abajures, e até o mobiliário que quiser. Se você se identificar com Estilo Retrô ou Pop, essas opções possuem como características os móveis coloridos e diferentes, e são uma boa sugestão de colorir o seu lar.


7. Utilize divisórias


As divisórias fazem um papel super bacana quando se precisa dividir ambientes sem fazer obras - o pesadelo de muita gente. Se é o seu também, te convido a ver esse post sobre o fantasma da obra que desmistifiquei o bicho de 7 cabeças que é uma obra.


E em caso de imóvel de aluguel, a divisória é uma peça coringa! Esse tipo de decoração funciona muito bem em apartamentos tipo Studio, muito utilizados atualmente para quem prefere um espaço mais compacto e integrado, com poucas divisórias entre os ambientes, também conhecido como apartamento eficiente por conta da sua praticidade.

As divisórias tornam os ambientes mais privativos e setorizados, além de aconchegantes. Podem ser em biombos, ou até mesmo uma divisória DIY, feita com canos de PVC ou pallets, fica super personalizado e uma opção baratinha! Além de ser uma excelente pedida para ter um ambiente mais despojado.


Confira mais dicas de DIY, e não esqueça que a palavra de ordem para decorar uma casa, apartamento ou studio de aluguel é criatividade!



8. Dê uma atenção especial a varandas


A área externa também merece um cuidado na hora de pensar na decoração do imóvel por completo, mesmo que alugado. Esses é o ambiente em que podemos nos conectar com o mundo natural, respirar um ar, ter contato com plantinhas e também desfrutar de um momento de lazer.



Por isso, se o apartamento de aluguel ou a casa possui uma varanda, sacada ou terraço, aproveite ao máximo esse espaço e deixe ele também com a sua cara assim com o restante do lar. E caso queira saber como decorar sua varanda, corre nesse post aqui que expliquei tudinho e está cheio de inspirações para você!

E para áreas externas que estejam de alguma forma deterioradas, vale a pena investir no Do It Yourself. Para móveis externos que estão meio acabadinhos, pode passar um verniz e tinta para reutilizá-los como ensinei aqui. E se o piso externo estiver em mal estado, é possível fazer a sua cobertura com pisos que imitam madeira e são de fácil manutenção e revestimento leve.


DICA BÔNUS: o piso de PVC que imita madeira e deck modular é resistente à água e umidade, além tem um custo baixo em relação a outros tipos de piso. Excelente custo-benefício! Lembrando que é importante negociar essas benfeitorias com o proprietário do imóvel antes de fazê-las.



9. Renove sua casa ou o apartamento de aluguel

Mesmo sendo um imóvel em que geralmente se passa poucos anos ou até o término do contrato, é importante sempre renovarmos esse ambiente e deixarmos ele como encontramos, ou melhor! Isso valoriza também a nossa estadia na casa, com mais conforto, personalidade e fazendo dela o nosso lar.


  • Então, por exemplo, se o banheiro não está legal, pinte os azulejos, troque os metais, coloque espelhos e cortinas, e também plantinhas. Assim como a cozinha, coloque adesivos impermeáveis se os azulejos não estiverem bacanas, coloque prateleiras para organizar seus itens, mexa na parte hidráulica quando possível, e também troque os metais se necessário.


E por que não mexer na sala e quartos? Se arrisque nas paredes, coloque sua personalidade nas texturas, nos objetos, luminárias, divisórias. Faça dessa casa a sua casa! Mesmo que de aluguel.



E por fim:


10. Crie "aquele" cantinho mais especial da casa para você

Pensar nas funções de cada ambiente é mais uma dica que eu sempre dou aqui no blog. Antes de pensar em decorar, pense no objetivo daquele espaço e como será o seu uso, pois isso facilita muito na hora de pensar em objetos de decoração para um imóvel de aluguel.



E ter um cantinho especial para meditar, descansar, curtir, fazer o que gosta e se encontrar consigo mesmo naquele espaço, é extremamente essencial. Ajuda a nos conectar ao lar como um todo. Esse ambiente pode ser o seu quarto, a varanda, ou o quartinho do seu pequeno, quem sabe a cozinha para quem adora cozinhar, e isso vale também para o home office, um ambiente que também deve ser considerado quando pensar no objetivo do espaço.



 

O seu lar ele é onde o amor estiver! Então, arregace as mangas e transforme sua casa, apartamento ou studio de aluguel no lugar mais aconchegante para você. Decore seu cantinho do seu jeito, conforme o seu orçamento, sempre. E deixe o seu lar com a sua cara. O importante, é você se sentir inteiro dentro de cada ambiente. E depois disso tudo, vem me contar como foi essa experiência, que eu vou adorar saber!


E ai? Curtiu essas dicas baratinhas e cheias de estilo sobre decoração de aluguel? Fique por dentro dos conteúdos do blog, que no próximo post vou te dar dicas para que você aprenda a usar as cores no seu lar! E te ensinar como pode escolher cada uma para decorar o seu cantinho 💛


Aproveite para assistir esse vídeo feito especialmente para você mora de aluguel, com 3 dias incríveis para decorar sua casa gastando pouco!


Se inscreva para receber conteúdos exclusivos e dicas mágicas como essa :)

Comments


bottom of page